segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CARTA DE AGRADECIMENTO À OAB-RJ

Carta ao Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro.

Exmo. Dr. Marcelo Chalréo

Prezado Presidente,

Constando nesta um breve relato de nossa audiência, solicitamos à OAB-RJ apoio institucional para mediar o conflito com as autoridades públicas, em razão da ação ilegal que ameaça a destituição da posse do imóvel e auxiliar na proteção legal de nossa comunidade indígena, uma vez que precisamos evitar que seja deflagrada qualquer ação do Estado, ou por medida judicial que atentem à integridade humana, impedindo ato de violência contra cidadãos legitimamente de prontidão em defesa de seus plenos direitos.

Conforme audiência realizada hoje, dia 14 de janeiro de 2013, às 16 horas, na sede da OAB-RJ, na qual foi apreciada a necessidade da presença da entidade como mediadora do conflito entre o Estado do Rio de Janeiro, a União e os indígenas; relatamos o que lhe apresentamos como fatos e histórico sobre o tema de sensível urgência:

Os índios ali presentes zelam pela continuidade e permanência das atividades culturais para a preservação da identidade indígena brasileira, no imóvel da “Aldeia Maracanã”, local original da fundação do Museu do Índio, cito o prédio histórico e arquitetônico construído em 1862 – protegido pelo Decreto Municipal n.º 20.048/2001, localizado na Rua Mata Machado 127.

Esse patrimônio que, após abandono por parte das autoridades públicas competentes, foi reassumido pela comunidade indígena que retomou a vocação original deste espaço às atividades fins e meio, de apoio à proteção simultânea do Patrimônio Histórico Cultural e pela integridade dos povos indígenas que ali sucedem em busca de apoio, como também ali habitam há muitos anos por esse objetivo.

As atividades culturais e educacionais são realizadas permanentemente por iniciativa comunitária deste grupo indígena, até agora sem apoio das autoridades públicas, protegendo a integridade do espaço, pautados pela Lei nº 11.645.

Gostaríamos de registrar nosso agradecimento pela audiência extraordinária muito bem sucedida, realizada com total atenção e apoio, que contou com a presença de ilustres cidadãos para auxiliar na resolução; como M. M. Juiz Dr. João Batista Damasceno, da Associação dos Juízes para a Democracia; do Dr. André de Paula, da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST); Dr. Antônio Modesto da Silveira, nobre Conselheiro Membro da Comissão de Ética da Presidência da República, do Dr. Marcelo Chalréo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ; e do ilustre Presidente da OAB-RJ, Dr. Felipe Santa Cruz, que receberam os representantes da Aldeia Maracanã, presentes o Cacique Carlos Tukano – nome indígena Doethyró – e o Presidente do Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas Aldeia Maracanã, Afonso Apurinã, bem como da advogada das partes, Dra. Valéria Pires de Lima.