sexta-feira, 3 de maio de 2013

VIVA O ATO DE LUTA PELOS TRABALHADORES!


A Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST), o Movimento das Comunidades Populares, a Organização Popular e o MTD pela base realizaram ATO em 1º de Maio de 2013, Dia de Luta dos Trabalhadores. O Ato teve como mote principal "Não aos leilões de Petróleo e Gás!", " Não ao desinvestimento!", " Não às remoções e despejos que estão acontecendo em nossa cidade!", "Verbas para a saúde, educação e moradia!" e "Fora Dilma, Lula, Paes e Cabral!".
A Ato iniciou-se às 15 horas nos Arcos da Lapa, e contou com diversas atividades culturais.


Além das Entidades citadas estiveram presentes a Associação de Moradores do Bairro da Lapa, a UNIPA (União Popular Anarquista), o SINDIPETRO, a FARJ (Federação Anarquista do Rio de Janeiro), a Oposição Sindical dos Aeroviários, a Oposição Sindical dos Serventuários da Justiça e a organização anarquista Terra e Liberdade.

Cercados pela Guarda Municipal, esta dublê de gendarmerie da fascista Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), os companheiros presentes ao Ato reagiram veementemente e não deixaram a Praça como pretendia a Guarda, a qual, tentanto rasgar o inciso XVI do artigo 5º da Constituição Federal, exigia prévia "autorização" para o Ato em via pública.

Recado do Movimento para o Sr. Eduardo Paes e seus asseclas: AUTORIZAÇÃO É O CACETE!

A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Nesse mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve geral dos trabalhadores. Na mesma semana, ocorreram várias manifestações e choques com a polícia, resultando na morte de muitos dos trabalhadores grevistas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Nós, da FIST, entendemos que o Dia não é vagamente do "trabalho", mas de cada um dos companheiros TRABALHADORES DE TODO O MUNDO.