quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O 9º CONGRESSO DA FIST

ANDRÉ DE PAULA

Realizou-se nos dias 20 e 21 de dezembro,no Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro , o 9º Congresso da Frente Internacionalista dos Sem Teto – FIST, com a presença de 82 pessoas no sábado,entre ocupantes e convidados, e 95 no domingo. Participaram várias entidades.

Em meio a um mar de despejos e remoções que tende a aumentar(35 mil no Rio e 250 mil no Brasil),o nosso movimento chega ao seu 4º ano sem nenhum desalojo. Colhemos nesses anos importantes vitórias contra a prefeitura do Rio (ocupação Vila da Conquista), São Gonçalo(ocupação Margarida Maria Alves) , Niterói (Mama África) e contra Eike Batista(ocupação Luíza Mahin e Escrava Anastácia,ambas na Glória). Conseguimos manter a ocupação dos Cegos Isauro Camargo,na Urca,contra a União; além das vitórias nas ocupações Rosa Luxemburgo 2, José Oiticica e Anita Garibaldi, no Centro, e Flávio Bortoluzi, emTeresópolis. Impedimos também o despejo já marcado de uma série de ocupações no Centro do Rio.

Somado a isto, nossa luta contra as nocivos leilões do petróleo que retiram dinheiro da saúde, moradia e educação,contra a exploração do poluente gás de xisto, além da luta contra a criminalização dos movimentos sociais, gerou um ódio crescente da classe dominante e até uma certa inveja da esquerda parlamentar. Conquistamos indenização para a índia estuprada por um segurança do colégio Pedro II e a liberdade de nossos militantes Jair Baiano, Arthur Gambá , assim como a prescrição de minha condenação da pena que teria que cumprir por suposto desacato a um delegado que tentava despejar uma ocupação ao lado da Câmara Municipal, hoje ocupação Manoel Congo, do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM).

Nosso escritório foi violado, tudo levando a crer que foi pela polícia, com a subtração de um processo ,da agenda de compromissos da FIST, do acervo da Casa do Artista Plástico Afro-Brasileiro que abrigávamos em nossa sede, hackeamento de nosso computador e grampeamento de nosso telefone. Em nosso socorro não veio a OAB que, quando criticada respondeu com agressões, estando o presidente da Comissão de Direitos Humanos sendo processado por isso. A conjuntura tende a se acirrar com a proximidade das Olimpíadas que acontecerão apenas no Rio e  em São Paulo,recebendo o Rio muito mais turistas do que na Copa. Naturalmente, a tendência é aumentar em muito os laudos genéricos emitidos pela Defesa Civil apontando falsos riscos de desabamento ,aumentando as desapropriações por interesse “social” dos poderosos, aumentando a facciosidade da Justiça que privilegia a propriedade abandonada em detrimento da posse, aumentando os leilões de imóveis tombados mas não restaurados através da aplicação de injustas e altas multas(quem deveria restaurar prédio tombado é quem o tombou, ou seja, a prefeitura). Além disso, o governo federal anuncia nova rodada dos criminosos leilões do petróleo para junho, o que fará com que percamos muito dinheiro, uma vez que a Petrobrás estatizada e sob comando dos trabalhadores teria condições plenas  de explorar  o ouro negro. A corrupção acontece na empresa exatamente porque esta não é controlada pelos trabalhadores, ficando a mercê da ganância dos corruptos e do lucro insano da multinacionais auferidos com os criminosos leilões.

Ocupações e entidades que participaram do 9º Congresso:

Ocupações:

- Che Guevara
- Frei Tito
- Margarida Maria Alves
- Fidel Castro
- Antonio Gramsci
- Olga Benário
- Anita Garibaldi
- Rosa Luxemburgo 2
- Edith Stein
- Joana D'Arc
- Frei Caneca
- Mama África
- Escrava Anastácia

Entidades e movimentos:

- Sindipetro
- Pastoral Idea
- TV Comunitária de Niterói
- Associação Niteroiense de Ambulantes com Deficiência
- Fundação José Saramago para as Américas
- Frente Independente Popular (FIP)
- Movimento Consciência PSY
- Associação de Petroleiros Demitidos (CODEP)
- Movimento dos Garis
- Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do IASERJ/SUS (MUDI)
- Movimento de População de Rua
- Coletivo Lenin
- Movimento de Luta Classista







Nenhum comentário: