quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PETROBRÁS SEM LEILÃO E CORRUPÇÃO


André de Paula

A condição de pública ou privada não é o fator que determina a corrupção na Petrobrás. Esta existiu nos governos militares, no governo de Sarney, Collor,Itamar, Fernando Henrique, Lula, como agora continua existindo no governo Dilma. O controle social é a melhor forma de acabar com  a ação de corruptos  e corruptores. A Petrobrás dever ser totalmente estatizada por seu papel estratégico de competência, já que possui a mais avançada tecnologia em exploração e extração de petróleo. Deve ser controlada por gerentes eleitos pelos trabalhadores do setor e executivos escolhidos pelo conselho de trabalhadores brasileiros. Com isto, inclusive, ela não produzirá tantos malefícios ao meio ambiente como fazem ainda mais as grandes empresas totalmente privadas, gananciosas que só visam ao lucro. Desta forma, não acontecerão os criminosos leilões feitos por FHC, Lula e Dilma.

Todo o petróleo tem que ser  para resolver os problemas do povo. É inaceitável que  o Brasil  continue se comportando como mero produtor de matérias primas e comprador de produtos industrializados. Produzimos óleo cru e compramos seus derivados pagando bem mais caro. Na última década este cenário mudou um pouco, mas ainda está longe do que deveria ser. É necessário também que a Petrobrás aprofunde as pequisas em energias limpas,uma vez que o petróleo é finito e traz danos ao meio ambiente. Pensamos passar não só a Petrobrás a limpo, mas também o país cobrando, por exemplo, a apuração da denúncia de pagamento de propina no metrô de São Paulo, a construção com  dinheiro público do aeroporto no município de  Claudio, em Minas Gerais, pelo então governador  Aécio Neves em terras de sua propriedade familiar,assim como em que bases se deram as vergonhosas privatizações feitas por FHC,inclusive na quebra do monopólio do petróleo que tirou da Petrobrás o seu controle. 

Mesmo com todos os ataques que a empresa recebeu, ela responde por 75% do PAC e por 10% do PIB brasileiro. Imaginem se ela fosse totalmente estatizada e sob a fiscalização dos trabalhadores, sem nenhum leilão e com a retomada dos já realizados.

Na verdade,o que a campanha de denúncias de corrupção na Petrobrás quer, principalmente, é privatizá-la totalmente com a aceleração dos criminosos leilões, e a derrubada de Dilma que não é totalmente dócil aos interesses internacionais como gostariam que ela fosse, sendo que a maioria da grande imprensa serve a esses interesses.

Nenhum comentário: