terça-feira, 24 de maio de 2016

"OCUPA MENDES"

CHOQUE AGRIDE ESTUDANTES MENORES DE IDADE EM OCUPAÇÃO DA SEEDUC. "Após muita negociação e a chegada do advogado André de Paula da FIST (Frente Internacionalista dos sem-teto) a situação parecia controlada...
A sede da SEEDUC, a secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro foi ocupada na tarde desta sexta-feira dia 20 após mudanças drásticas na secretaria que ameaçavam acordos já firmados com o antigo secretário.
O movimento de ocupações que se iniciou há mais de um mês nas escolas estaduais do Rio foi marcado por inúmeras violências por parte de gangues de vândalos contrários às reivindicações políticas dos movimentos de ocupação assim como por uma ineficácia sistêmica do governo do estado em dialogar com os estudantes e prevenir a ação de grupos organizados de vândalos.
Após diversas falhas da SEEDUC e de direções de escolas no manejo de verbas, materiais escolares e de inúmeras denúncias de má gestão, estudantes novamente ocuparam a sede da SEEDUC para abrir diálogo com o novo secretário de educação porém novamente o governo do estado "pisou na bola".
Desde o início da ocupação, houve uma resistência permanente de policiais militares e funcionários da SEEDUC afim de inviabilizar o diálogo. Em um primeiro momento houve dificuldade para que estudantes que desejassem se retirar pudessem sair do edifício, enquanto o ingresso de outros estudantes e de doações era quase impossível.
Após muita negociação e a chegada do advogado André de Paula da FIST ( Frente Internacionalista dos sem-teto) a situação parecia controlada, embora policiais continuassem o cerco e as restrições à entrega de alimentos e doações.
Horas mais tarde, durante a madrugada, recebemos em vídeo um informe preocupante sobre a desocupação feita por homens do choque sendo que os mesmos estavam mascarados e extremamente agressivos, conduzindo com manejo truculento a desocupação forçada da SEEDUC.
Gostaríamos de reiterar mais uma vez que não concordamos com qualquer tipo de violência, porém a reação de um povo oprimido e agredido está em pleno direito de se defender, e na verdade deve fazê-lo.Todo o apoio aos estudantes!!! 
https://web.facebook.com/correiodorio/videos/1719694998320257/

Nenhum comentário: