quinta-feira, 18 de abril de 2013

ATO DIA 1º DE MAIO ÀS 15 H NA LAPA

A Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST), o Movimento das Comunidades Populares, a Organização Popular e o MTD pela base convocam todos para o dia de luta dos trabalhadores. O ato terá como mote principal "Não aos leilões de Petróleo e Gás!", " Não ao desinvestimento!", " Não às remoções e despejos que estão acontecendo em nossa cidade!", "Verbas para a saúde, educação e moradia!" e "Fora Dilma, Lula, Paes e Cabral!".
A concentração será às 15 horas nos Arcos da Lapa para o ato e outras atividades culturais.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre ela, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve geral dos trabalhadores. Nesta semana, ocorreram várias manifestações e choques com a polícia, resultando na morte de alguns protestantes.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.