sexta-feira, 26 de julho de 2013

FIST PARTICIPA DE ATO NO GALEÃO, E DENUNCIA ESBULHO DE TUBIACANGA

O Estado Fascista continua em sua trajetória de perseguição e criminalização dos movimentos sociais; além de apresentarem um terceiro processo-embuste pedindo a prisão preventiva do militante da FIST Arthur dos Anjos Nunes (0212916-26.2013.8.19.0001), embora já existissem outros dois processos (0208289-76.2013.8.19.0001 e 0210415-02.2013.8.19.0001) pela prisão temporária por suposta formação de quadrilha e suspeita de tentativa de homicídio. Agora são visados os resistentes moradores da Colônia de Pescadores de Tubiacanga, próxima ao Aeroporto do Galeão.

Há mais de 40 anos que 15.000 moradores (3.500 famílias) residem legalmente na Colônia,  tendo inclusive pago, mediante carnês, pela moradia, durante décadas. No final da Ditadura, um Coronel ainda não de pijama passou por lá e tomou a maioria dos carnês de pagamento, mas sobraram alguns para comprovar que os moradores já pagaram pela terra onde vivem e trabalham.

Agora a ANAC chama a estas pessoas de "moradores em situação irregular" ("irregular" o quê, cara-pálida? Tornaram-se posseiros legítimos), e quer tomar o terreno para fazer uma terceira pista — completamente desnecessária — do Aeroporto do Galeão.

O projeto da terceira pista causará, se for implementado, graves danos ambientais, inclusive destruindo manguezais, o que já está sendo denunciado pela FIST ao Ministério Público Federal, na próxima semana; quem vai ganhar em muito são essas empreiteiras de sempre, acostumadas a ganhar concorrências para construir parque de diversões na Lua com o dinheiro público, e depois têm suas causas julgadas por um desembargador filho do advogado que as patrocina.

No último dia 25 de Julho, a FIST marcou presença com força no Galeão, protestando contra mais esse esbulho da população desvalida em prol do capital internacional, representado pelo interesse privatista do governo lesa-pátria de Dona Dilma e do PT.

O Ato Unificado contra as remoções e despejos, privatização dos aeroportos e dos leilões do petróleo, crime ambiental e péssimas condições de trabalho de aeroviários e aeroportuários contou com a presença da FIST, do Coletivo Mídia Ninja, da Ocupa Cabral, Black Bloc, CONLUTAS, Campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso, Sindicatos dos Aeroportuários e Aeroviários e da APELT - Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga, esta assistida diretamente pela FIST na movimentação judicial contra a ANAC.