domingo, 23 de março de 2014


O 8° CONGRESSO DA FIST

André de Paula

O 8° Congresso da FIST foi realizado com a presença de 18 entidades e movimentos sociais e de moradores das 26 ocupações filiadas, num momento de radicalização do processo de remoções pela prefeitura com vistas à “revitalização da cidade”, que nada mais é do que o avanço do capital visando ao afastamento da pobreza do centro das cidades, cada vez mais empurrada para a periferia. Apesar de a prefeitura dizer que serão 30 mil famílias removidas, este número pode chegar a mais de 40 mil.
      Em ano de Copa do Mundo, os governos capitalistas de Paes, Cabral e Dilma se unem para criminalizar os movimentos sociais, como a FIST, que também luta contra os nocivos leilões do petróleo e gás, contra a exploração e o leilão do poluente xisto betuminoso, que retiram dinheiro da moradia, saúde, transporte e educação para engordar os lucros das empresas transnacionais. Todos aqueles que resistem têm sofrido a maior violência deste Estado fascista que mata pobres em favelas todos os dias através das UPP, BOPE e milícias, na saúde com o desmonte do SUS, tudo com o apoio da grande mídia, da maior parte do poder Judiciário e do Ministério Público. A FIST vem sendo atingida por contínua perseguição com processamentos, detenções de seus membros, como a de Jair Baiano encarcerado por 65 dias e ainda aguardando julgamento, pelo simples exercício do direito de protestar contra as injustiças e que luta pelo sagrado direito à moradia. Outros militantes foram presos ou responderam a processos, como eu mesmo, Paulo Ronaldo (Cérebro), Eloan e Arthur dos Anjos Nunes, este procurado como se bandido fosse com a exposição de seu retrato na grande mídia. Ademais, a sala do nosso movimento foi violada com a subtração da agenda de compromissos, o hackeamento de computadores e o corte da linha telefônica e internet, há muito grampeadas.
      Para calar a voz das ruas, o governo Dilma criou mecanismos como a Lei Antiterrorismo, a Lei de Crime em Local Público, a Lei Geral da Copa e a Portaria Normativa do Ministério da Defesa que qualificam os movimentos sociais como ‘forças oponentes”, evidenciando a farsa do suposto Estado Democrático de Direito,que de fato é um Estado de ditadura do capital, autoritário e policial.
      Há três anos e três meses sem sofrer nenhum despejo, a FIST derrotou as prefeituras do Rio e São Gonçalo em favor das ocupações Vila da Conquista e Margarida Maria Alves, respectivamente, além de ter ganhado recentemente processo contra a investida de Eike Batista que, com documentação falsa, quis expulsar as ocupações Luiza Mahin e Escrava Anastácia, ambas situadas na Glória.
      A FIST ratificou o direito inalienável à moradia digna para todos, além de ter se posicionado contra as remoções e despejos, pela reforma urbana sob o controle dos trabalhadores; contra os leilões do petróleo; contra a exploração e leilão do xisto betuminoso, que é altamente poluente; contra a criminalização dos movimentos sociais; contra a atuação da milícia nas ocupações Nova Palmares, localizada na Vila da Penha e Olga Benário,em Campo Grande; além do apoio aos processos bolivarianos, contra os ataques do imperialismo ianque, e contra a farsa eleitoral, uma vez que as eleições no Brasil são financiadas pelas grandes empresas.
      

Nenhum comentário: