segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

XII CONGRESSO DA FIST


Com a presença de 110 pessoas, sendo 49 no sábado e 61 no domingo, realizou-se nos dias 16 e17 de dezembro, no Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro– SINDIPETRO, o XII Congresso da FIST.

O companheiro Antônio Louro, um dos fundadores da FIST, com 92 anos de idade, foi o grande homenageado do Congresso em virtude de seu espírito internacionalista, tendo lutado contra as ditaduras de Brasil, Espanha e Portugal e por ter lutado pela independência das colônias portuguesas.

Como questões principais foi reafirmado o posicionamento de lutar contra as remoções e despejos, destacando-se que, felizmente, este ano a FIST não teve nenhuma desocupação a lamentar. Continuamos na luta pelo Socialismo e para o Brasil foi ratificada a nossa posição de “ nem circo eleitoral dos horrores, nem ditadura militar”, com “fora todos eles” e a luta para botar abaixo as reformas criminosas do ilegítimo governo de Temer.

A FIST deliberou, ainda, seu desligamento do Comitê Solidariedade Venezuela em virtude do boicote sistemático do restante do grupo às iniciativas que a FIST sempre promoveu e continuará promovendo em prol da Revolução Bolivariana, inclusive, temos uma Ocupação que leva o nome do Comandante Hugo Chávez onde realizamos, todas as sextas-feiras, a partir de 19h, um chope cultural reflexivo para combater o monopólio da AMBEV, os transgênicos e em Solidariedade à Venezuela.

Estiveram presentes as seguintes organizações:

Sindicato dos Radialistas
Movimento Consciência PSI
Raízes Trabalhistas
Coletivo Roça e Articulação de Grupos Autônomos
Movimento Internacional de Mulheres em Situação de Rua
Federação Anarquista do Rio de Janeiro – FARJ
Movimento em Defesa do IASERJ- MUDI
Comitê de Luta Classista – CLC
Coletivo Pajé
Movimento das Comunidades Populares – MCP
Grupo de Investimento Coletivo – GIC
Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social – ENECOS
Associação Livre de Moradia - ALMOR
Frente de Oposição pela Base – FOB
Associação Cultural José Martí  Brasil Cuba

No momento em que elaboramos este texto, vem a grata notícia de mais uma vitória com a concessão da manutenção de posse na Ocupação Maria Quitéria graças à inestimável eficiência, também, de Bárbara dos Santos e Eduardo Banks.

Nenhum comentário: