sábado, 18 de outubro de 2014

POR ANDRÉ DE PAULA

    Foi-se meu velho pai com 91 anos de coerência e retidão, e também de alguns erros,que sempre procurou corrigir. No colégio de padres e na academia militar sempre ajudou os companheiros mais pobres financeira e intelectualmente. Doutrinado que foi no exército e na igreja conservadora, no anticomunismo doentio,participou como oficial da ativa no Golpe policial-militar de 1964,tendo rompido com o mesmo após verificar pessoalmente as torturas que aconteceram. Mais tarde, quem diria,seus filhos(eu e minha irmã) e seu genro foram presos e indiciados por crimes contra a segurança nacional e a ordem político-social por agitação no meio rural – éramos agentes da Pastoral da Prelazia de Conceição do Araguaia, no sul do Pará.

    No confronto armado entre posseiros e grilheiros protegidos por policiais, dois destes morreram na região de São Geraldo do Araguaia. Fugindo para o Rio, fomos escondidos em sua casa de onde  fomos arrancados violentamente para o batalhão da polícia do exército da rua Barão de Mesquita e dali para o quartel general de Belém do Pará, tendo antes passado pelo calabouço da aeronáutica,no aeroporto militar. Papai não se fez de rogado: desacatou o general Euclides de Figueiredo e seu ex-aluno coronel Ernani Guimarães Teixeira que, entre outros, comandaram as torturas que sofremos. Ainda denunciou o caso para o então presidentes da CNBB, Dom Aloísio Lorcheider e para o cardeal do Rio Dom Eugênio Sales. Isto, ao que tudo indica, salvou nossas vidas. Tornou-se brizolista após o rompimento com a ditadura,tendo nas últimas eleições votado sucessivamente em Lula,Dilma e PT. Temia ele que indo mais para a esquerda o país voltasse às mãos dos militares. Ajudou-me ainda a pagar o INSS para que eu pudesse ser aposentado.Assim era ele, bom marido por 67 anos, avô, pai, tio e padrinho de muitas pessoas pobres; enfim,um católico coerente.


MISSA DE 7º DIA:
DOMINGO,DIA 19, 10H ,NA CAPELA DE SÃO FRANCISCO - MOINHO PRETO -PETRÓPOLIS.
SEGUNDA,DIA 20, 13H, NA IGREJA DE SANTA LUZIA - RUA SANTA LUZIA -CENTRO.

4 comentários:

Luis Mergulhao disse...

Meus sentimentos ,camarada . Muita força nesse momento tão difícil

Villela disse...

André,É o ciclo da vida, né amigo. Força neste momento e forte abraço.

Emanuel Cancella disse...

Meus sentimentos André, vida que segue!

Anônimo disse...

Meus pêsames companheiro,você não está só grande abraço!