sexta-feira, 25 de setembro de 2015

REGIMENTO INTERNO DA  FIST – FRENTE INTERNACIONALISTA DOS SEM-TETO

HISTÓRICO:

A Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST) fundada em meados do ano 2005 por Antônio Louro e André de Paula contando ainda com a participação da Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) caracteriza-se por um movimento político-social voltado para o apoio mútuo entre as ocupações dos sem-teto aonde quer que seja possível. A FIST denuncia a exploração imobiliária burguesa e organiza sua resistência contra qualquer tipo de exploração e pressão oriunda do sistema capitalista.

Sua estrutura interna está baseada na horizontalidade das discussões, na ação direta de suas tarefas, na autonomia social e política dos grupos participantes e na responsabilidade coletiva.

A FIST organizará e estimulará ações que visem ao bem-estar social, intelectual e físico de seus participantes, especificamente os das ocupações, através de metodologias de capacitação cultural – palestras, debates, eventos culturais, exposição de vídeos, filmes, documentários etc., assim como atividades profissionais e econômicas como criação de cooperativas, oficinas de reciclagem, etc.

A FIST pode prestar solidariedade ou apoio a outros movimentos sociais urbanos ou rurais do Brasil e do resto do mundo que tenham caráter classista, definindo-se, assim, por internacionalista.

Adotará o socialismo anti-autoritário e apoiará a luta dos trabalhadores rumo à conquista dos meios de produção e do controle de suas próprias vidas sem qualquer intermediação de instituições burguesas. Também defenderá o voto nulo e o abstencionismo como parte de sua estratégia de luta por acreditar que o processo eleitoral é viciado.

 A FIST lutará pela realização da autogestão social do solo urbano, ampliando ainda mais os instrumentos socioeconômicos coletivizados como saúde, saneamento, educação, transportes, etc., dirigidos por federações de trabalhadores. Sua estratégia é apoiar a organização de base das instituições como associações e sindicatos que tenham esses como objetos de suas lutas.


NORMAS INTERNAS DAS OCUPAÇÕES:

- A FIST não apoia ocupações onde haja especulação imobiliária, ou seja, aquelas em que um ou mais ocupantes aluguem ou vendam espaços;

-Todos os moradores das ocupações devem preencher fichas cadastrais assim como pessoas que desejem ingressar em alguma ocupação. A lista de espera será ordenada pela FIST regional usando-se critérios de participação e necessidade.

- É obrigatória a participação de moradores nas reuniões de suas respectivas ocupações;

- É obrigatória a participação de moradores nas reuniões da FIST regional de modo que todas as ocupações estejam representadas na reunião. Os moradores que participarem devem retornar as informações para suas respectivas ocupações;

-As ocupações devem estar representadas nos cursos e atividades de formação política organizados pela FIST.

- As ocupações devem participar dos atos e mobilizações em que a FIST participe ou apoie.

-Todos os espaços sobrando em qualquer ocupação deve ser cedido a pessoas necessitadas que estejam cadastradas na lista de espera da FIST e somente aqueles cadastrados na lista de espera.

-Cada família das ocupações deverá contribuir com a FIST mensalmente com uma quantia estipulada pela FIST regional.

-É facultado aos militantes da FIST participar e opinar nas reuniões das ocupações.

-Qualquer item do regimento interno que venha a ser infringido poderá acarretar na desfiliação da ocupação da FIST.

-A expulsão de ocupações da FIST será determinada na reunião da FIST regional por votação de maioria simples. Ocupações expulsas poderão ser reintegradas caso reparem os erros que levaram a expulsão. Ocupações que sejam expulsas uma segunda vez não poderão retornar a FIST.

-Moradores podem ser expulsos da ocupação em que residem em votação por maioria simples na ocupação em questão ou na reunião da FIST regional.

-Quaisquer disputas e ambiguidades deste regimento deverão ser resolvidos na reunião da FIST regional.
________________________________________

(Local e Data)

Nenhum comentário: